As doenças falciformes são dificilmente curadas, por se tratar de uma doença genética, e normalmente são tratadas durante toda a vida do paciente. Até o momento, os únicos tratamentos curativos disponíveis são o transplante de células-tronco hematopoiéticas ou a modificação de genes, ou seja, reverter a mutação genética que caracteriza a anemia falciforme, porém essas alternativas possuem ainda algumas limitações tecnológicas, e são consideradas onerosas, contudo, os há tratamentos disponíveis para os portadores de anemia falciforme, com excelentes resultados, como o objetivo principal de aliviar os sintomas, reduzir complicações e melhorar a qualidade de vida do paciente.
- Tratamentos com medicação
🔹 Hidroxiureia – Trata-se de uma medicação que estimula a produção de hemoglobina fetal (HbF), auxiliando na redução da formação de células falciformes, das crises de dor e de transfusõs.
🔹 Analgésicos – Os analgésicos são utilizados para aliviar as dores podendo ser utilizado anti-inflamatórios e opioides.
🔹 Antibióticos – Os antibióticos previnem infecções graves.
🔹 Dentre outros.
- Transfusões de Sangue
Quando o paciente está com quantidade muito baixa de glóbulos vermelhos saudáveis a trandfusão de sangue é indicada, reduzindo o risco de complicações graves, como acidente vascular cerebral (AVC) e síndrome torácica aguda.
- Cuidados Gerais e Estilo de Vida
🔹 Beber bastante água ajuda a reduzir o risco de crises de dor.
🔹 Evitar temperaturas extremas que podem desencadear crises.
🔹 Atividades leves são recomendadas, evitando esforço excessivo.
🔹 Ter a vacinação em dia é importante para prevenir infecções, já que o sistema imunológico pode ser comprometido.
- Acompanhamento Médico Contínuo
🔹O monitoramento frequente com hematologistas e outros especialistas permite um controle mais eficaz da doença, prevenindo complicações e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
← Voltar