A anemia falciforme pode causar uma ampla variedade de sintomas, que variam de acordo com o paciente. Os principais sintomas incluem:
🔹 Crises de dor – dor intensa, nos ossos, músculos, articulações, peito e abdômen, causados pela da vaso-oclusão, com redução do fluxo de sangue e oxigênio para os tecidos e órgãos.
🔹 Palidez, cansaço fácil, devido à destruição acelerada dos glóbulos vermelhos leva à redução da hemoglobina no sangue.
🔹 Icterícia: A degradação das células falciformes libera bilirrubina e o portador fica com cor amarelada mais visível na esclera (branco dos olhos).
🔹 Úlceras (feridas), principalmente nas pernas. Geralmente, essas úlceras iniciam na adolescência e tendem a se tornar crônicas em razão da viscosidade do sangue e má circulação periférica.
🔹 Aumento do baço e desmaios devido à retenção de grande volume de sangue no baço.
🔹Retardo no Crescimento e maiores chances de infeccções.
Os sintomas mais graves da anemia falciforme acorrem com manifestações consideradas agudas: insuficiência renal aguda, acidente vascular encefálico, crise vaso-oclusiva, síndrome torácica aguda, ou crônicas: (hipertensão pulmonar, disfunção cardíaca, doença renal, osteonecrose, retinopatia). E por esta razão a anemia falciforme deve ser acompanhada por toda a vida do portador.
← Voltar